Mas, afinal, o que é um grid?

Talvez você já tenha ouvido falar, mas não sabe ao certo o que significa esta expressão tão utilizada por designers. Ou, talvez, você conheça a ferramenta, mas não entende a importância dela no processo de criação de logos.

Criado na Suíça, o grid é uma técnica usada para ordenar os elementos visuais do desenho. É uma malha dividida em linhas e colunas que permite criar uma linguagem comum em toda a página. A partir de divisões proporcionais do layout da imagem, ele ajuda a manter a uniformidade na distribuição do conteúdo. O resultado disso é mais equilíbrio visual e estrutural.

Como você pode conferir na imagem abaixo, o uso dos grids facilita a distinção entre as diferentes informações do layout e dão maior clareza, organização e equilíbrio ao trabalho.

grid_logo_pda

Se bem executados, os grids podem gerar inúmeras possibilidades de trabalho.


Por que utilizá-lo?

Usar essa ferramenta pode ajudar o designer a adicionar e mover elementos do layout com mais rapidez, mantendo a consistência e proporcionando uma linha uniforme de trabalho.

A utilização do grid também favorece uma melhor leitura dos elementos e minimiza os esforços para interpretação de conteúdo. E isso acontece porque o olho humano associa as informações com maior facilidade quando a distribuição dos elementos é bem equilibrada.

Alguns argumentam que os grids limitam a criatividade. Isso não é verdade. O grid é uma ferramenta fundamental que, se bem utilizada, só traz benefícios.

Há 8 anos, a agência que entrega.

Se liga neste conteúdo também: