Um dos fatores mais importantes para uma estratégia de marketing digital é, sem dúvidas, a análise de métricas. A partir dela é possível entender melhor os resultados das ações online e, assim, buscar o sucesso de uma campanha.

As métricas não devem ser usadas apenas como resultado, e sim como ponto de partida. Elas são uma ferramenta usada com várias outras para melhor planejamento de uma campanha online. É preciso conhecer o público e seu envolvimento com a marca para criar conteúdos relevantes e alcançar resultados positivos.

Apenas likes são importantes?

Claro que likes são importantes para mensurar a relevância de um conteúdo nas diferentes redes sociais. Mas não são a única coisa que importa nesse momento. É preciso estar atento ao número de compartilhamentos e ao que é dito nos comentários também.

Quando uma pessoa compartilha um conteúdo, ela está indicando aquilo para seus amigos. Isto é muito importante, pois as pessoas procuram a opinião de seus conhecidos antes de realizarem uma compra. Além disso, saber o que as pessoas estão falando de uma marca é muito importante, pois todo feedback deve contar na hora de criar ações.

Quais dados são relevantes dependem do objetivo da campanha

Hoje, a quantidade de dados para analisar é enorme, mas muitos deles não são úteis para algumas estratégias. E é por isso que, para saber quais são os dados a serem analisados, é preciso definir quais são os objetivos da campanha: aumento no tráfego do site ou curtidas no Facebook, por exemplo.

Após estabelecer os objetivos, algumas ferramentas disponibilizam dados precisos quanto à necessidade de cada um. É o caso do Google Analytics e o Facebook Insights, que são ferramentas gratuitas e simples que fornecem as informações dos canais de comunicação online.

Após saber a origem dos visitantes, os horários e dias que acessam seu site ou curtem suas postagens no Facebook, quais campanhas deram mais resultados e qual perfil do seu público, é preciso analisar estas métricas. Só assim é possível criar ações direcionadas para aumentar ainda mais o engajamento, melhorando ainda mais os resultados.

Impacto da campanha digital na loja física

Uma campanha bem sucedida é aquela em que online e off-line trabalham juntos, buscando resultados. Não adianta uma loja física ter uma ótima presença digital se o cliente, ao chegar na empresa, não ser bem recebido.

Não pense que, se um negócio não é digital, ele não precisa de presença online. Hoje, a internet é um importante aliado para lojas físicas, já que o público está na internet.

Talvez, entender o impacto da campanha online na loja física pode ser complicado. Mas existem algumas técnicas para conseguir esses resultados, como uma pesquisa, na qual é perguntado para todos os clientes que forem até a loja como a conheceram. Após um determinado período de tempo, é só cruzar esses dados com as métricas das campanhas online para medir o ROI (Retorno sobre investimento).

Também é possível fazer campanhas com cupons de descontos apenas para as mídias online. Então, veja quantas pessoas foram até a loja física com esses cupons, para saber o número de conversões vindas desses cupons.

É possível entender como as mídias digitais influenciam em qualquer negócio, online ou off-line. O importante é analisar estas métricas para criar ações cada vez mais relevantes para o público-alvo.

Há 8 anos, a agência que entrega.

Se liga neste conteúdo também: