Nós já contamos aqui um pouco sobre o Branding e suas funções. Também já falamos que a marca não é apenas o logotipo: ela abrange vários outros aspectos, como nome, slogan, identidade visual, posicionamento e tom de voz. E agora, uma nova questão: como construir uma identidade de marca relevante em todos esses aspectos?
Para começar, é importante falarmos o que significa cada um deles.

NOME

Com apenas uma ou duas palavras, uma empresa deve transmitir sua essência, sua personalidade.

SLOGAN

A partir de uma frase concisa, marcante e de fácil percepção e memorização, o slogan complementa o nome e logo da marca, ressaltando seu posicionamento.

POSICIONAMENTO

Como a marca se diferencia da concorrência e se adapta às necessidades e expectativas de seu público-alvo.

IDENTIDADE VISUAL

É o conjunto de todos os elementos gráficos que representam determinada marca.

TOM DE VOZ

É a expressão verbal da personalidade de uma marca e como ela se comunica com seu público.


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Identidade visual da marca PDA, desenvolvida pela Multiad.


Dito isso, qual a importância da identidade de uma marca?

Ela é o reflexo da cultura de uma empresa. É a partir dessa identidade que uma marca poderá ser reconhecida pelo mercado, conquistar novos clientes e fidelizar os antigos.

Ao construir uma marca, deve-se ficar atento a alguns passos a serem tomados: análise dos 4Ps do Marketing, diferenciação do produto/serviço, definição de missão, visão e valores e análise do micro e macro ambiente são alguns deles.

É muito importante estar atento a todos os aspectos da identidade da marca. Tanto visuais como intangíveis. Eles devem ser coerentes e claros para todos os stake holders do negócio.

Mas não ache que a construção de uma marca acaba com a finalização da identidade. Este é um processo contínuo e precisa estar atrelado aos acontecimentos da sociedade, à evolução da empresa e às mudanças do mercado, sem nunca perder de vista a cultura da organização.


 

Há 8 anos, a agência que entrega.

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