Engana-se quem pensa que marketing digital só é efetivo para grandes empresas. Os avanços nas mídias digitais trouxeram significativas mudanças para os pequenos e médios negócios também.

São muitas as possibilidades para impulsionar pequenas e médias empresas a partir dos meios digitais. Mas é preciso entender quais as melhores alternativas para cada negócio e cada objetivo. Confira alguns passos importantes:

1. Plano de Marketing

Após analisar fatores internos e externos que influenciam o funcionamento da empresa, é preciso definir estratégias e objetivos do marketing.

2. Construção de Marca

Uma posição clara de mercado e a identidade visual são muito importantes para a imagem da empresa.

3. AdWords

Imagine pagar apenas por reais resultados. É exatamente assim que funciona o AdWords: a princípio, você só paga se o cliente realmente visitou seu site. O empreendedor ainda define qual o valor de investimento.

4. Redes Sociais

Empresas que não possuem páginas nas principais redes sociais acabam perdendo clientes, que estão buscando uma maior interação com estas marcas. Além disso, as ferramentas das redes sociais possibilitam selecionar o público-alvo de cada campanha.

5. Métricas

Calcular o retorno de marketing é muito importante para entender se os resultados esperados foram alcançados. Compare estes resultados com os números antigos para entender se a estratégia foi positiva.

E agora? Estou no caminho certo?

Grandes empresas possuem maior verba para dedicar ao marketing digital, claro. Mas, com planejamento e uma boa estratégia, é possível alcançar resultados positivos para pequenas e médias empresa. A eficiência desse conjunto de estratégias está diretamente ligada a um planejamento inteligente. E a uma execução de qualidade.

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