Não é de hoje que os consumidores buscam realidade em suas compras. Modelos altas, magras, de cabelos sedosos não mais representam a maioria das mulheres do mundo. Isso também acontece com os homens. Galãs morenos, fortes, com a barba por fazer deixaram de ser padrão de beleza.

Em 2004, a Dove já mostrava isso com a Campanha pela Real Beleza. Para comprar um produto, a mulher não quer mais ver a Gisele Bundchen desfilando com seus cabelos maravilhosos. Agora, a mulher quer se sentir representada. Quer ver uma mulher “real” utilizando e recomendando um produto. E a Dove entendeu isso há mais de 10 anos.

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Campanha Pela Real Beleza

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Campanha pela Real Beleza

Antigamente, o consumidor não era o protagonista do mercado. O produto era. Com o passar dos anos e muitas mudanças no modo de ver dessas pessoas, isso mudou. Se antes era possível selecionar um público, mostrar as vantagens de um produto e fazer a venda, a era digital fez isso mudar. É preciso ter um relacionamento mais estreito com cada pessoa deste público.

Hoje, cada cliente deve ser tratado como único dentro de toda uma sociedade. Cada um tem seus próprios interesses e justificativas para consumir tal produto.

Não adianta oferecer um único tipo de sabonete, por exemplo. Cada pessoa tem um tipo de pele diferente e procura um sabonete para diferentes funções: hidratar a pele seca, tirar a oleosidade, acabar com as bactérias… São inúmeras funcionalidades que um único produto pode ter.

Cada vez mais, os consumidores buscam ser tratados em sua individualidade. E a marca que entender isso pode contar com a lealdade de seus clientes.

O corpo perfeito

Em 2014, a Victoria’s Secret foi muito criticada ao lançar uma linha de lingerie. A marca, conhecida por suas modelos de corpos esbeltos, estampou a campanha com suas angels altas, magras e de cabelos lisos, apontando que elas tinham corpos perfeitos.

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O Corpo Perfeito, por Victoria’s Secret.

Talvez, se feito alguns anos atrás, a campanha não teria recebido tantas críticas quanto recebeu. Acontece que, em um mundo em que mulheres são cada vez mais empoderadas, falar que um corpo é mais bonito em relação ao outro é, no mínimo, arriscado.

Logo, a foto foi replicada. Dessa vez, com mulheres altas, baixas, negras, loiras, cabelo liso, cacheado, crespo ou colorido, mostrando que todos os corpos são perfeitos.

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O Corpo Perfeito.

Quem consegue perceber que o mundo mudou e os clientes buscam ser representadas por pessoas reais pode conseguir mais retorno que o esperado.

É o caso da marca de biquínis Aerie. Desde 2014, a marca aboliu o uso de Photoshop em suas fotos. O resultado disso? Suas vendas aumentaram quase 30% apenas no último trimestre de 2015.

A marca possui o movimento no Instagram: “#AerieREAL: por que retocar a beleza? A realidade é tão sexy” e hoje tem quase 500 mil seguidores.

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Marca Aerie não usa Photoshop em suas fotos.

Love the swim you’re in. #AerieREAL

Uma foto publicada por aerie (@aerie) em

Want it. Like it. NEED it. Shop our new Scoop Tee Bra now with the link in our bio. Uma foto publicada por aerie (@aerie) em

#JustTheWayYouAre 

Engana-se quem acredita que apenas mulheres estão buscando representatividade ao fazer compras. Uma pesquisa realizada na Noruega e Suécia mostrou que um terço dos homens está insatisfeito com seus corpos.

Pensando nisso, a marca de roupas masculinas Dressmann criou a campanha #JustTheWayYouAre, em que homens de várias idades e com diferentes tipos de corpos usam a marca.

No final das contas, aquelas marcas que continuarem batendo na mesma tecla e ilustrando suas campanhas com modelos dentro dos padrões de beleza vão ficar para trás. Enquanto isso, as empresas que conseguirem mostrar ao público a individualidade de cada um e apostarem em modelos “reais”, caíram nas graças de todos.

Formada em Publicidade e Propaganda, trabalha como Social Media na Multiad. É apaixonada pela cultura pop, cerveja e lasanha. Viciada em séries e memes, acha a internet o melhor lugar do mundo e morre de saudades do Orkut.