No último mês, falamos sobre os 4P’s do Marketing, que são utilizados para desenvolver estratégias de uma empresa. Alguns autores consideram que este conceito leva em consideração o ponto de vista do vendedor, e não do comprador. Assim, foi criado o conceito dos 4C’s do Marketing, que visa direcionar o foco para o ponto de vista do consumidor.

Algumas pessoas defendem que o conceito de 4P’s do Marketing pode também ter uma visão orientada para o consumidor e que as variáveis do 4C’s de Marketing equivalem ao primeiro conceito, como visto na imagem abaixo.

Os 4C’s de Marketing

As variáveis dos conceitos de 4P’s e 4C’s de Marketing.


Fato é que fornecedores e consumidores possuem visões diferentes de um mesmo produto/serviço e, por isso, é preciso destrinchar cada uma das variáveis do 4C’s de Marketing e entender a diferença dos dois conceitos.

Cliente

É necessário entender as necessidades e desejos do cliente e buscar satisfazê-las, a partir da entrega de um produto ou serviço. Assim, uma empresa deve oferecer ao cliente aquilo que ele realmente pretende adquirir e desenvolver produtos e/ou serviços que o satisfaçam.

Custo

Esta variável se refere ao custo que o consumidor terá ao adquirir determinado produto. Este custo não se refere apenas ao dinheiro gasto, mas também ao “custo da consciência”, por estar comprando algo ou “custo da culpa”, por deixar de gastar dinheiro com outra coisa para comprar aquilo.

Conveniência

Ao realizar uma decisão de compra, o consumidor tende a levar em consideração a facilidade e disponibilidade daquele produto ou serviço. Assim, é necessário entender onde seu mercado alvo prefere comprar, como ele faz para chegar lá e quão conveniente é para ele. É válido lembrar que, nos dias de hoje, as pessoas não precisam mais se deslocar a um local para realizar suas compras.

Comunicação

Com o objetivo de criar um diálogo com os compradores em potencial, a mensagem deve ser clara para informar os principais pontos daquele serviço ou produto. É necessário, também, trabalhar de forma efetiva com os outros 3C’s para que a divulgação seja eficiente e de qualidade.

Assim como os 4P’s do Marketing, os 4C’s devem conversar entre si e transmitir a mesma mensagem. Ambos conceitos podem ser usados no momento de criar um plano de ação.

 

Há 8 anos, a agência que entrega.

Se liga neste conteúdo também: