Os 4P’s do Marketing, também chamado de Mix de Marketing, são um conjunto de ferramentas utilizadas para desenvolver estratégias de determinada empresa.

Formado pelas variáveis Produto, Preço, Praça e Promoção, o Mix de Marketing é fundamental para criação do plano de ação de uma empresa, que busca atingir resultados e influenciar os consumidores em relação ao mercado.

Mas, então, o que significa cada um dos 4P’s de Marketing?

Produto

Esta variável se refere às características dos produtos ou serviços oferecidos aos clientes. É importante observar a funcionalidade do produto, bem como seu tamanho, cores, design, benefícios que oferece e seu diferencial.

Ao disponibilizar aos consumidores um bem e/ou serviço, a empresa deve atender as necessidades e desejos do mercado, tendo em vista a satisfação do cliente. Assim, atributos como qualidade do produto, embalagem, marca e garantias são fundamentais para alcançar este objetivo.

Preço

É a quantia cobrada por determinado produto ou serviço, incluindo descontos, formas e prazos de pagamento. O preço é um fator muito importante para determinar a rentabilidade de uma empresa e sua participação de mercado.

Ao definir o preço de um produto ou serviço, é importante perceber que o preço pode agregar valor ao produto. Por exemplo, um produto com preço muito alto pode desestimular a compra. Por outro lado, um produto muito barato, pode fazer com que clientes pensem que há algo de errado com ele.

Por isso, o preço de um produto depende de vários fatores, como o perfil do público alvo, os aspectos culturais, segmento de mercado em que está inserido, o ambiente do negócio e a concorrência.

Praça

Quando um produto já foi produzido e seu preço já definido, ele é distribuído no mercado. Assim, a Praça é o local onde estes produtos e/ou serviços são disponibilizados aos consumidores para compra.

Esta distribuição de produtos é dada a partir da logística da empresa e conta com fornecedores, revendedores, transportadores e armazenadores.

O produto pode ser disponibilizado aos clientes no ambiente online ou em lojas físicas. De toda forma, os pontos de venda são muito importantes para a escolha de compra do cliente, que busca conveniência e qualidade de atendimento.

Promoção

Faz referência ao modo como tal bem ou serviço é divulgado para o público alvo. Esta variável é importantíssima para o marketing, pois é a partir dela que a empresa comunica aos consumidores os benefícios de seu produto.

A promoção não está relacionada apenas com os esforços nos pontos de venda, mas também com a propaganda, links patrocinados, fan pages, marketing direto, eventos, patrocínios e outros meios de publicidade.

Ao criar uma estratégia promocional, é necessário realizar uma análise para verificar se o custo desta estratégia será compatível com o possível retorno que trará.

Os 4 P's de Marketing é um plano fundamental para uma empresa, buscando atingir resultados e influenciar os consumidores em relação ao mercado.

Os 4 P’s de Marketing é um plano fundamental para uma empresa, buscando atingir resultados e influenciar os consumidores em relação ao mercado.

Com base em tudo isso, utilizar as ferramentas do mix de marketing é fundamental para que uma empresa tenha vantagens em um ambiente competitivo.  Para isso, é necessário analisar os consumidores e o mercado. Também é importante que os 4P’s de marketing sejam coerentes entre si e que transmitam a mesma mensagem.

Há 8 anos, a agência que entrega.