O planejamento estratégico é um passo muito importante para empresas de qualquer porte que buscam crescer. Ele se dá através de um rico processo de análise da realidade da empresa e do mercado e é uma forma de organizar, direcionar e controlar um negócio.

Quando um empreendedor possui um planejamento estratégico completo para seu negócio, ele consegue aproveitar oportunidades, conquistar seus objetivos e ter melhores resultados. Além disso, ele consegue identificar suas deficiências, minimizando-as, e entender suas qualidades, buscando sempre melhorá-las ainda mais.

Para colocar em prática o planejamento estratégico, algumas etapas são necessárias. São elas:

  • Fazer uma análise do micro e macro ambiente, buscando compreender a melhor forma de traçar os caminhos da empresa e se posicionar no mercado;
  • Definir o negócio, dando um significado para a empresa e evitando que ela seja percebida pelo público de forma errada;
  • Definir visão, buscando mostrar certa busca por resultados no futuro e a satisfação dos clientes;
  • Definir missão, que é a “razão de ser” da empresa, o porquê de sua existência;
  • Definir valores, que são os princípios que regem as ações daquela empresa;
  • Alinhar toda a equipe na mesma estratégia, para que todos os funcionários busquem pelo mesmo objetivo.

Após feito isso, é preciso executar o planejamento estratégico com seriedade e organização. Também é necessário revisar o plano periodicamente e, se preciso, fazer algumas adaptações.

O papel do marketing

Neste processo, o trabalho do profissional de marketing é muito importante, pois é ele quem elabora estratégias para resolver alguns problemas da empresa, após entender o contexto da empresa. Por exemplo, a empresa pode possuir política de preços inadequada, falhas de comunicação e falta de posicionamento. A função do marketing é exatamente entender e solucionar estes problemas.

Para formular estratégias, o marketing utiliza a análise SWOT, pela qual será verificada as Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats) de determinada empresa e seus ambientes interno e externo.

Assim, as estratégias de marketing devem, além de solucionar possíveis problemas, divulgar o novo conceito da empresa e fazer com que o público alvo perceba o posicionamento de tal empreendimento de forma diferenciada. Isso tudo a partir de ações, campanhas e anúncios, o que será definido de acordo com cada empresa e público.

Mensuração de resultados

Após análises, estratégia de marketing e divulgação, é preciso mensurar os resultados. Isso pode ser feito através de diversos instrumentos, como questionários, ou quantidade de acessos a um site, ou relevância das pessoas que se comunicam com sua empresa.

As métricas, incluindo estatísticas e resultados financeiros, são a melhor forma de validar um planejamento. Elas vão apontar se os objetivos definidos no planejamento estão perto de serem alcançados e se o caminho traçado pela empresa até aquele momento é mesmo o melhor.

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