Em 1976, o biólogo Richard Dawkins definiu a palavra “meme” pela primeira vez. De acordo com ele, o termo significa uma unidade de evolução cultural, que se espalha entre os indivíduos. Dessa forma, várias coisas podem ser consideradas memes: uma piada entre amigos, sons, línguas, religião, ideias, ou qualquer coisa que possa ser transmitida e imitada.

Atualmente, o termo tem um significado mais voltado à internet e se refere a imagens, vídeos, desenhos que se propagam rapidamente. Esses memes geralmente são engraçados ou demonstram sentimentos comuns dos usuários da internet.

Com o avanço da internet, é cada vez mais rápida a propagação destes memes, que divertem pessoas de diversos lugares e idades. Assim, qualquer conteúdo que se espalhe pela internet – seja ele uma palavra, uma ilustração, um bordão, uma imagem ou um vídeo – pode ser considerado um meme.

Uma pesquisa feita pela agência portuguesa de marketing digital Performics, mostra que grande parte dos internautas curte páginas que compartilham conteúdos engraçados e interessantes que, muitas vezes, não se relacionam com a marca. Algumas marcas conseguem aproveitar os memes e divulgam seus produtos a partir deles.

Algumas campanhas e produtos criados a partir dos memes se tornaram virais justamente por sua fonte de inspiração, criando uma espécie de “meme inception”, que ocorre quando um meme é criado a partir de outro meme.

Grumpy Cat

O meme da gata zangada é uma febre e já assina outras marcas.

A “Grumpy Cat” tem essa fisionomia por conta de nanismo felino.

A gatinha ficou famosa após sua dona postar sua foto na internet. Por ter uma expressão de alguém com raiva, a “gata zangada” é um sucesso e suas fotos são usadas geralmente com frases mal-humoradas.

Depois da repercussão, a dona da gata assinou um contrato com a marca Purina Friskies, pela qual participa de várias propagandas e vídeos no Youtube. Ainda, a gatinha tem sua própria marca, que vende camisas, bichos de pelúcia e outros acessórios, além de uma linha de cafés selecionados, chamada “Grumppuccino”.

A "gata zangada" assina uma linha de cafés.

A gatinha assina uma linha de cafés selecionados.

 Qual o cor do vestido?

O vestido fez com que pessoas se indagassem quanto sua cor real.

O vestido fez com que pessoas se indagassem quanto sua real cor.

Em fevereiro deste ano, os internautas discutiram sobre a cor deste vestido: Branco e dourado ou azul e preto. Uma internauta postou a foto do vestido no Tumblr, porque ela e os amigos não entravam em um consenso sobre a cor do vestido. A foto se espalhou logo e várias pessoas passaram a dizer em suas redes sociais quais cores enxergavam.

O vestido se tornou em um meme internacional em poucas horas e várias marcas utilizaram seu sucesso para fazer publicidade.

Campanha contra a violência doméstica.

O Exército da Salvação da África do Sul também aproveitou a repercussão do vestido e lançou a propaganda com a frase: “Por que é tão difícil ver preto e azul?”, em uma campanha contra a violência doméstica. 

Chico Buarque de Hollanda

A capa do primeiro álbum de Chico Buarque é um meme atualmente.

A capa do primeiro álbum de Chico Buarque é um meme atualmente.

Em 1966, Chico Buarque lançou seu primeiro disco, chamado “Chico Buarque de Hollanda”. A sua capa trazia duas fotos do cantor, uma com uma expressão séria e outra sorrindo. Quase 50 anos depois, a capa do disco é um meme, sendo utilizada várias vezes com frases contrárias, expressando os sentimentos dos internautas a partir das feições do cantor.


O Shopping Teresina tentou se aproveitar do sucesso do meme para criar anúncio.

O Shopping Teresina tentou se aproveitar do sucesso do meme para criar anúncio.

O Shopping Teresina, aproveitando do sucesso das fotos, fez uma comparação quanto às temperaturas da cidade e do interior do shopping, mostrando como o cantor se sentiria em cada um dos ambientes. Quem não gostou disso foi o próprio Chico Buarque, que entrou com um processo contra o shopping, alegando que o uso de sua imagem não foi autorizado para fins comerciais

Mercedes-Benz no passinho do volante

Em 2013, eram muitos os que conheciam o funk “Passinho do volante”. O refrão da música “Ah, lek lek” era cantado repetidas vezes. Até a cantora Beyoncé, em um show no Rio de Janeiro, dançou a música acompanhada de suas dançarinas. O que ninguém imaginava era que a marca de carros Mercedes-Benz iria utilizar a música como trilha para divulgar o lançamento do Novo Classe A. Os consumidores se dividiram: de um lado, pessoas aplaudiam a tentativa de inovação da marca. De outro, pesadas críticas foram feita, pois o target do produto não consegue associar a marca com o estilo de música, já que o preço do carro gira em torno de R$100 mil e o funk é associado com pessoas de classes sociais mais baixas, que não teriam condições de pagar esse valor em um carro.


Casal do Tinder

Casal se conhece no Tinder, tatua o logo e vira meme.

Casal se conhece no Tinder, tatua o logo e vira meme.

Após se conhecerem através do Tinder, um casal de Pelotas (RS) tatuou em seus pulsos o logotipo do aplicativo de relacionamento. Não demorou muito para que essa história virasse um meme comentado em todo o país. Aproveitando a oportunidade, algumas marcas fizeram suas próprias versões do caso.






Vono

Quem somos? O que queremos? Quando queremos?

Essas são perguntas usadas em várias tirinhas na internet, fazendo referência a algum grupo social, ou alguma profissão. Muitas pessoas adoram as tirinhas e as compartilham sempre que se identificam com uma delas.

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Memes em quadrinhos são muito compartilhados em redes sociais.

Aproveitando o engajamento em torno das tirinhas, a marca de sopa instantânea Vono publicou em sua fanpage no Facebook uma imagem semelhante. Mas a campanha foi bastante questionada, já que mulheres se sentiram ofendidas e estereotipadas. Após muitas reclamações na própria publicação e em outros meios, a imagem foi retirada do ar pela própria marca.

O anúncio da marca Vono foi bastante criticado.

O anúncio da marca Vono foi bastante criticado, levando a marca a deletá-lo de suas redes sociais.

Há 8 anos, a agência que entrega.

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