A quantidade de pessoas conectadas à internet no Brasil aumenta mais a cada dia. Essas pessoas se conectam através de seus computadores, smartphones ou tablets e passam grande parte do dia online. Assim, a forma de nos comunicarmos muda constantemente, fazendo com que os profissionais de marketing busquem se adequar a esses novos formatos de comunicação.

O meio online é perfeito para que empresas possam ter um contato mais direto com o cliente. Também, o leque de opções que se tem ao fazer uma divulgação online pode destacar uma marca de suas concorrentes. Por isso, o marketing digital passa a ser essencial para empreendimentos de todos os tamanhos.

O marketing digital tem como principal objetivo divulgar produtos, serviços ou marcas de forma personalizada para cada cliente. Além disso, se feito de forma precisa, as empresas podem apresentar-se para clientes em potencial e, mais do que isso, conseguir certa lealdade dos mesmos.

As ferramentas mais utilizadas pelas empresas são os links patrocinados, SEO, os banners em portais e nas redes de display e um bom conteúdo nas redes sociais. Essas últimas possibilitam uma comunicação mais simples, eficaz e direta, fazendo com que haja uma maior interação entre cliente e empresa.

Tendências

Redes Sociais

Apesar de já fazerem parte do cotidiano do brasileiro, a tendência é que as redes sociais sejam ainda mais presentes. O marketing feito através delas tem sido cada vez mais sofisticado e a interação com os consumidores é bem direta. Há também uma forte integração das redes sociais com as plataformas de e-commerce. Vale ressaltar que as redes sociais também se apresentam como um eficiente espaço de mídia paga e oferecem diversas modalidades de anúncios.

No Facebook, alterações recentes em seu algoritmo passaram a represar significativamente o alcance orgânico das publicações tornando o investimento em posts patrocinados praticamente indispensável.

É importante, também, que haja coerência no discurso e nas imagens, criando um “tom” de voz, uma personalidade para a marca, que a identifique e a destaque em meio a tantas outras.


Marketing de conteúdo

Para ganhar a confiança dos clientes é muito importante que eles percebam que a empresa entende de assuntos relacionados ao produto ou serviço prestado. Através de informações relevantes ao dia a dia, o marketing de conteúdo é uma ótima maneira de atrair e envolver clientes, criando uma percepção positiva quanto à marca.


Blogs ainda são uma boa alternativa para enriquecer as estratégias de marketing B2B.

Blogs ainda são uma boa alternativa para enriquecer as estratégias de marketing B2B.


Sincronia com a televisão

Há algum tempo, a televisão passou a ser a “segunda tela”, já que muitas pessoas a ligam enquanto acessam a internet através de outros aparelhos. Então, uma tendência é que haja um planejamento para que campanhas utilizem essas mídias simultaneamente, de modo que uma complemente a outra.


A sincronia de aparelhos mobiles e televisão aumenta as chances de uma pessoa ser impactada com um anúncio.

A sincronia destes aparelhos aumenta as chances de uma pessoa ser impactada com um anúncio, melhorando a exposição da marca.


Mini-vídeos

É importante observarmos o aumento de usuários do Vine e Instagram, que sempre buscam coisas novas e criativas para compartilharem. Assim, os vídeos de até 15 segundos (como o Instagram) ou de 6 segundos (como o Vine), se bem-feitos, podem gerar maior interação entre os consumidores.


Geolocalização

Esta tecnologia pode gerar experiências mais personalizadas tanto para a marca quanto para o cliente. Saber onde os consumidores vão pode ajudar as empresas a criarem anúncios diferenciados.


A geolocalização é uma ótima forma de contato com o cliente.

Ao saber a localização de seu cliente, a empresa pode interagir com ele a partir de um anúncio personalizado e propício para aquele momento

Há 8 anos, a agência que entrega.

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