Sempre que chega 08 de março, o Dia Internacional da Mulher, surgem algumas perguntas receosas: será que outra empresa vai oferecer descontos nas máquinas de lavar? Será que uma marca vai escorregar no machismo na hora de parabenizar as mulheres pelo seu dia?

Vivemos (ainda bem) uma época de empoderamento da mulher. Um momento onde insistir nos clichês é dar tiro no pé. E, ao que tudo indica, as marcas entenderam isso. Ou, pelo menos, algumas delas.

É o caso da Netflix que, usando cenas de suas séries, quebrou alguns estereótipos dados a mulheres.

Outro tema bastante discutido e que deve ser levado a sério por todos é a agressão às mulheres. Você sabia que, a cada 7 minutos, uma denúncia de agressão contra mulher é feita no Brasil? Este intervalo de tempo foi usado pelo Estadão, que postou uma notícia de agressão a cada 7 minutos durante todo o dia.

estadao

O Estadão publicou 1 notícia sobre agressão contra mulheres a cada 7 minutos.

A L’Oréal Paris publicou um vídeo muito bonito, com a modelo Valentina dizendo o quanto gosta de ser mulher. Ao final do vídeo, ela revela ser uma mulher transgênera e conta que é seu primeiro ano com a carteira de identidade como Valentina.

Para que as meninas sejam empoderadas desde a infância, a Turma da Mônica criou uma campanha chamada #DonasdaRua. A campanha busca reforçar a autoestima das meninas, dizendo que elas também podem ser heroínas.

Muitas vezes, mulheres escutam que suas reclamações são drama, vitimismo ou, como muitos gostam de dizer, “mimimi”. A Prefeitura de Salvador usou a expressão para mostrar que a luta diária das mulheres tem muito mais fundamento do que muitos acreditam.  

Mas nem tudo são flores…

Infelizmente, algumas marcas ainda não aprenderam que o Dia da Mulher é muito mais que receber rosas, chocolates e descontos em produtos domésticos.

Ano passado, a Fast Shop foi muito criticada por anunciar um desconto de máquina de lavar para este dia. Parece que eles não aprenderam com o erro e insistiram em oferecer para a mulher objetos de cozinha e casa.

O time de futebol Internacional apagou seu post no Facebook após receber uma enxurrada de comentários em relação ao texto. Aliás, depois de tudo que as mulheres conquistaram (e conquistam todos os dias), a maior preocupação é a aprovação masculina, não é? (ironic mode: on)

12705617_1048201095223652_8655272512855555539_n

Homenagem do Internacional para o Dia das Mulheres foi alvo de muitas críticas.

E o que dizer de homenagens do Dia das Mulheres que têm o homem como foco principal?

tumblr_o3qcgpMENn1vnfg3mo1_1280

Homenagem aos homens no Dia das Mulheres.

  Ou, ainda, que dão desconto para que o HOMEM compre presente para a mulher?

10434243_920503428063954_7504707282248002964_n

Marca deu desconto para os homens comprarem presente para as mulheres.

O Dia da Mulher é uma data para relembrar a luta por uma vida melhor e mais igualitária, certo? E por que várias empresas ainda insistem em falar que este dia é para mulheres se embelezarem?

Ou um dia para homens carregarem suas sacolas enquanto você faz suas compras?

Aliás, depois de tudo o que as mulheres conquistaram, depois de todas as lutas, mortes, fogueiras, manifestações, protestos, soutiens queimados, o que elas mais querem é um dia de beleza e um homem bonito para carregarem suas sacolas.

maxresdefault

Sarcasmo

Tem muita coisa errada por aí. Muitas mulheres estavam receosas quanto às “homenagens” que receberiam no dia de ontem. Algumas marcas acertaram mesmo ao criar campanhas impactantes, que relembram o real motivo dessa data.

Outras preferiram apostar no cliché, nos estereótipos femininos. Estas foram compiladas e compartilhadas no Tumblr Dia da Mulher #FAIL. Vale a pena conferir todas as campanhas, comentários e mensagens que mulheres receberam no dia de ontem.

Quem sabe, um dia, as marcas aprenderão que este dia é muito mais que dia de receber flores. É dia de relembrar todas as lutas diárias da mulher.

E você? Viu alguma coisa que não gostou? Ou alguma campanha te emocionou? Conte pra gente.

A imagem destacada é do post da Universidade Tuiuti do Paraná para o Dia das Mulheres.

Há 8 anos, a agência que entrega.

Se liga neste conteúdo também: