Por Clarice Mota

No último domingo, 20/03, aconteceu em Belo Horizonte o Fórum de Mídias Sociais – FOMS. Promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, o evento contou com uma lista de palestrantes que discutiram o atual cenário das plataformas digitais.

Estivemos lá para acompanhar de perto tudo o que aconteceu. E para quem não acompanhou nossa cobertura via Twitter e Instagram, montamos um resumão do que rolou no encontro.

Puskas, #calaabocagalvao e Nissin Ourfali

O ex-repórter do CQC e idealizador do Muito Interessante, Erick Krominski, foi o apresentador da noite e quem abriu a tarde de palestras foi ninguém mais, ninguém menos que Cid, criador do Não Salvo. Responsável por vários memes brasileiros, Cid falou um pouco sobre o poder da internet nos dias atuais e contou algumas de suas experiências.

25937343126_1cb27303c5_k

Cid, do Não Salvo, abriu a tarde de palestras.

Pra quem não sabe, o site Não Salvo foi responsável pela campanha que levou o jogador de futebol Wendell Lira a ganhar o Prêmio Puskas como o gol mais bonito do ano. Cid contou ainda sobre a hashtag #calabocagalvao, que foi Trending Topic no Twitter durante 14 dias – um recorde até hoje – e sobre o processo movido pela família de Nissim Ourfali (mas o melhor é quando vamos pra Baleia…), do qual saiu vencedor.

Big Data e previsibilidade

Depois de o Cid nos fazer rir muito com suas histórias, foi a vez do empreendedor Victor Salles contar um pouco sobre a Hekima, a startup que co-fundou. A partir de informações coletadas nas redes sociais, a Hekima encontra dados que podem ser usados por pessoas, empresas e até governo. Um exemplo dado por Salles foram as manifestações na Copa do Mundo de 2014. Foi possível localizar manifestações antes mesmo de elas acontecerem, apenas coletando posts e comentários de pessoas na rede.

Autenticidade é a alma do negócio

A publicitária, blogueira, escritora, mãe, mineira Cris Guerra também foi convidada para falar sobre “o poder de ser de verdade”. Cris é criadora do blog “Para Francisco” (que já virou livro e está com um projeto para virar filme) e “Hoje Eu Vou Assim”, onde posta fotos de seus looks diários. Em sua palestra, Cris falou da importância de ser autêntico em tudo que postamos na internet. Depois de contar sobre sua vida e trabalho, Cris se juntou à Juzão, da equipe do Twitter, e Khalil Jezini, da Kornerz, para falar sobre modelos de negócios para mídias sociais. O painel poderia durar horas, tamanha a quantidade de assunto.

Pioneirismo, cotidiano e realidade

No meio da tarde foi a vez de Bella Falconi falar sobre a importância do pioneirismo na internet. Musa fitness, nutricionista e personal trainner, Bella contou como começou com a febre fitness no Instagram. Para mostrar seu progresso, ela começou a tirar e postar fotos no espelho da academia o que a fez uma das pioneiras deste universo.

Agora é a vez da musa fitness @bellafalconi falar sobre seu sucesso nas redes sociais. #FOMS #publicidade #comunicação #socialmedia

Uma foto publicada por Multiad Comunicação (@multiadcom) em

A socióloga Cristina Cypriano, a Joy Falete, do blog Morri de Sunga Branca, Bella Falconi e o apresentador da tarde Erick Krominski conversaram sobre como o cotidiano das pessoas está em alta nas redes sociais. Cada vez mais, os internautas buscam por realidade ao seguir alguém em uma rede social. Um exemplo citado na conversa foi o reality show Keeping Up With the Kardashians, que mostra como é a vida da família Kardashian/Jenner e é um dos programas mais assistidos na TV americana. Além disso, os membros da família (como Kim Kardashian e Kendall Jenner) estão entre as pessoas mais seguidas nas redes sociais.

25662785010_9445a1b2cb_k

Painel: O cotidiano como linha editorial nas redes sociais.


Alguém ai já foi viciado em Colheita Feliz?

O jogo responsável pela demissão de muita gente e por este vídeo aqui foi criado pelo líder de desenvolvimento de mercado do Facebook e Instagram, Wesley Barbosa. O maceioense falou sobre a importância de novas ideias e, principalmente, ideias úteis.

“A necessidade é a mãe da inovação.”

Ele não acredita em “pensar fora da caixa”, e sim em pensar dentro da caixa. Não há necessidade em criar algo que não existe. Há necessidade em criar algo útil.

Você conhece a San Pedro Valley?

O Vitor Peçanha, da Rock Content, e o Rodrigo Cartacho, da Sympla, foram falar exatamente sobre a SPV. A comunidade conta hoje com mais de 200 empresas de vários setores e tem como objetivo reunir as startups de Belo Horizonte para identificar oportunidades e necessidades do mercado. É um projeto que vale muito a pena conhecer.

Desafio Méliuz: um case de sucesso

Você conhece o Méliuz? A startup mineira devolve dinheiro aos consumidores que comprarem produtos em certas lojas da internet. Parece cilada, mas o Méliuz cresceu muito desde de 2011 e você pode entender este processo no site da empresa.

Para explicar sobre este processo e divulgar a plataforma, foi criado um desafio entre youtubers, que passaram por várias etapas. O co-fundador da empresa, Israel Salmen, foi contar sobre o Desafio Méliuz. Hoje na fase final, o projeto está sendo um sucesso. No YouTube, são quase 20.000 vídeos do desafio com muitas visualizações e engajamento.

Mas poxa vida

Para finalizar a tarde, o vlogueiro PC Siqueira foi chamado para responder algumas perguntas feitas a ele pelo Twitter. PC falou também sobre como se manter sempre em alta na internet, assunto que ele entende muito bem, né?

Em geral, gostamos muito do evento. Sentimos falta de dicas mais práticas sobre mídias sociais. O evento contou com muita gente boa de serviço mas, infelizmente, o tempo era pequeno e, por isso, os convidados não puderam falar tanto sobre seus trabalhos.

De toda forma, é muito bom que a SECTES tenha oferecido um evento deste porte com tantos nomes importantes para a internet. Esperamos outros encontros como este.

Há 8 anos, a agência que entrega.

Se liga neste conteúdo também: