
Retrospectiva 2015: Mídias Sociais
Nós adoramos retrospectivas. Adoramos mais ainda as mídias sociais. Então, por que não juntar dois amores e relembrarmos alguns dos cases mais marcantes das interwebs em 2015?
MasterChef Brasil
O Twitter lançou na última semana um site mostrando como foi o ano de 2015 na rede social. Lá, eles revelam os tópicos mais falados, as pessoas mais influentes e as hashtags mais utilizadas.
E é claro que o programa de culinária MasterChef Brasil estaria lá. A final do programa foi o 2º evento mais comentado entre os brasileiros (perdendo apenas para o Prêmio Multishow) e o tweet que mais gerou repercussão foi o que anunciava o ganhador da temporada.
Ao todo, foram mais de 35 mil retweets e 38 mil curtidas, gerando mais de 1 milhão de impressões.
Para tudo! A @TIMBrasil tem a honra de anunciar que o troféu do #MasterChefBR vai para a Izabel! Parabéns! \o/\o/\o/ pic.twitter.com/VPYGj8onv8
— MasterChef Júnior BR (@masterchefbr) September 16, 2015
Teve gente aqui da Multiad que não gostou do resultado e foi xingar no Twitter…
@goticosuave @isaubela vei. Izabel é zzzzzzzzz demais. Pqp! Não aguento. Fiquei chateada com o resultado e certa de q é tudo planejado antes — Chanel #3 (@claaaks) September 16, 2015
#primeiroassédio
Falando em Masterchef, não podemos esquecer da lamentável abordagem pedófila que se espalhou na internet após a exibição do primeiro episódio da versão mirim do programa. Uma participante de apenas 12 anos foi vítima de comentários maldosos e, para sermos bem claros, criminosos.
Após o ocorrido, o Think Olga (uma ONG que buscar informar as mulheres para emponderá-las) lançou a campanha #meuprimeiroassédio, convidando as mulheres a relatarem suas primeiras experiências de abuso. O resultado foi imediato, com o engajamento de grandes personalidades.
O pior do #primeiroassedio é a sensação de que a culpa é sua, de que vc foi a errada de existir ali.
— ejssica (@VeryJess) October 21, 2015
#meuamigosecreto
Fazendo uma alusão à brincadeira de final de ano “amigo secreto” (nosso tradicional amigo oculto, pra quem é de Minas), a hashtag foi usada por centenas de pessoas para relatarem casos de machismo. Muitas vezes, as denúncias contavam histórias de homens próximos às vítimas.
#meuamigosecreto acha que cantadas, assovios no meio da rua e olhares gulosos são elogios e não assédios. — Ylka Tibiriçá (@Ylkinhaa) November 24, 2015
#meuamigosecreto acha mais conveniente ensinar a filha a tomar cuidado com os homens do que ensinar seu filho homem a respeitar as mulheres
— isabella (@isapedreira) November 24, 2015
Após essas duas campanhas, a Central de Atendimento à Mulher (canal e orientação sobre direitos e serviços públicos para as mulheres, criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República) divulgou dados sobre as denúncias de violência contra a mulher, que aumentaram 40% em relação ao último ano. Way to go, girls!
Itaipava – Verão
A cerveja Itaipava virou piada no Twitter. Isso porque eles automatizaram as respostas na rede social para quem escrevia a hashtag #ficaverao. Acontece que a maioria das pessoas usou a hashtag para fazer críticas à campanha, considerada machista e sexista. No final das contas o bot agradecia, automaticamente, as pesadas críticas à campanha e ao produto.
@jonatasfroes, obrigada. Agora é só torcer para essa campanha dar certo. Beijos e muitas geladas pra você! pic.twitter.com/mtanHqJeQr
— Cerveja Itaipava (@itaipava) May 15, 2015
MAS GENTE…. HAHAHAHHAH pic.twitter.com/6czYSbyHP7
— Leila (@LeilaGermano) May 15, 2015
Inês Brasil no Grammy
Você já deve conhecer a Inês Brasil (se não conhece, procura no Youtube, monamu). A celebridade da web caiu nas graças do povo depois que seu vídeo para tentar entrar no Big Brother Brasil foi divulgado.
Quando a fanpage oficial do Grammy postou que os nomeados ao prêmio do próximo ano seriam reveladas em alguns dias, muitos brasileiros invadiram a página, pedindo a nomeação de Inês Brasil.

Brasileiros fazem mutirão para levar Inês Brasil ao Grammy.
A mobilização, forçou que o site oficial do Grammy criasse uma página sobre a cantora/dançarina/modelo e a colocasse em votação no Grammy Amplifier, que dá oportunidade a novos cantores. Inês chegou a ficar em primeiro lugar nesta votação.
O Grammy não aguentou a zueira dos brasileiros (que, vocês sabem, não tem limites) e bloqueou sua página do Facebook no Brasil, além de retirar o perfil de Inês do site oficial do prêmio.
Racismo no outdoor
Em 2015, várias celebridades brasileiras foram vítimas de racismo nas redes sociais. A apresentadora do Jornal Nacional Maju Coutinho e as atrizes Taís Araújo e Sheron Menezes foram algumas que receberam comentários criminosos em suas fotos.
Pensando nos comentários racistas feitos diariamente nas redes, a ONG Criola, em parceria com a agência W3Haus, criou a campanha “Racismo virtual. As consequências são reais.”.
Com o intuito de mostrar que, mesmo virtuais, tais comentários são crimes, a ONG transformou as publicações e comentários em outdoors, escancarando o racismo presente na internet.

ONG escancara racismo de redes sociais em outdoors.

ONG escancara racismo de redes sociais em outdoors.

ONG escancara racismo de redes sociais em outdoors.

ONG escancara racismo de redes sociais em outdoors.

ONG escancara racismo de redes sociais em outdoors.

ONG escancara racismo de redes sociais em outdoors.
Um ano de fortes emoções e muitas polêmicas, né? Vamos torcer que elas tragam resultados positivos em 2016. 🙂